Cadastro de Fornecedores | Área do cooperado | Webmail

Capal promove 23ª SIPAT na Matriz e Unidades

voltar
Palestras e intervenções ressaltaram conceitos sobre identificação, avaliação e controle de riscos
 
 
A Capal Cooperativa Agroindustrial concluiu a 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) em sua Matriz, situada em Arapoti (PR), e Unidades. Com o tema “Identificar, Avaliar e Controlar”, o evento aconteceu de 9 a 16 de agosto e reforçou o comprometimento com a segurança dos colaboradores. Ao todo, foram realizadas doze apresentações em oito cidades onde a cooperativa está presente.
 
Durante a SIPAT, as palestras e intervenções focaram na conscientização sobre práticas seguras de trabalho e prevenção de acidentes, destacando a identificação e avaliação de riscos, e a implementação de medidas de controle eficazes. Carlos Faria, coordenador de operações de grãos da Capal, enfatizou a importância da segurança como um valor inegociável dentro da cooperativa. “A segurança não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um compromisso contínuo”, afirmou Faria.
 
Além das palestras em Arapoti (PR), as intervenções feitas durante a SIPAT ocorreram em diferentes Unidades da Capal nos estados do Paraná e de São Paulo: Wenceslau Braz, Pinhalão, Curiúva, Itararé, Taquarivaí, Taquarituba e Piraju. O palestrante das intervenções foi Loro Macedo, técnico de segurança que apresentou a esquete “Sem Risco, Sem Circo”, transmitindo o conteúdo de forma lúdica e divertida, por meio da palhaçaria.
 
A mensagem foi bem-recebida pelos colaboradores. “A intervenção foi muito boa, por ter sido interativa, dinâmica e lúdica. O palhaço Loro, com suas brincadeiras, soube abordar bem o tema.Todos ficaram muito envolvidos e atentos, e com certeza vão se lembrar dos exemplos que ele utilizou”, assegurou Débora Pedroso, colaboradora de Wenceslau Braz (PR). 
 
Identificar, avaliar e controlar
O tema da SIPAT consistiu em três palavras que indicam passos para se garantir um um ambiente de trabalho mais seguro. A primeira, “identificar” remete à percepção dos riscos no ambiente de trabalho. Em seguida, a ação de “avaliar” diz respeito a se entender a probabilidade e gravidade de cada risco identificado. Por fim, “controlar” aponta para a necessidade de controlar os riscos, por meio de atos e condições seguras de trabalho. 
 
        
 
Neste ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Capal alcançou sua 23ª edição, reafirmando o compromisso da cooperativa com a segurança do trabalho e promovendo um ambiente onde a prevenção de acidentes é uma prioridade constante.