Cadastro de Fornecedores | Área do cooperado | Webmail

Ação do Dia C em Arapoti será sobre reciclagem e meio ambiente

voltar

Voluntários das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi farão visitas nas residências para falar com os moradores sobre o tema

As cooperativas Capal, Ceral e Sicredi Novos Horizontes, com sedes em Arapoti/PR, promovem o Dia de Cooperar, em 8 de junho, para uma atividade voltada para o meio ambiente. A ação, denominada de ‘Reciclar é cooperar com um mundo melhor’, irá promover a conscientização da população do município sobre a separação e a destinação do lixo reciclável.

Para a realização, as cooperativas buscaram pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arapoti (Acomar) para mostrar aos moradores da cidade a importância do trabalho dos associados que tiram a renda para sobreviver através da separação e venda dos materiais que chegam até a associação.

Dados da própria Acomar apontam que cerca de 40% do lixo que chega ao aterro sanitário poderia ser reciclado se fosse encaminhado de maneira correta para a coleta do Lixo Limpo e Feira Verde, ações realizadas pela Prefeitura Municipal que, posteriormente, se encarrega de dar a destinação para a associação.

No dia 8 de junho, 70 voluntários das três cooperativas irão percorrer cerca de 1.500 casas, distribuídas em bairros diversos, para explicar aos moradores as diferentes formas de destinação e separação dos materiais como uma forma de conscientizar e cuidar da cidade de Arapoti.

Outras informações complementares vão constar em uma página do Instagram do Dia C que será criada nas próximas semanas pelos organizadores. A comunidade também irá concorrer a brindes ao postar fotos da separação do lixo.

Acomar

Fundada há 15 anos, a Acomar conta hoje com 11 associados onde dois são homens e outras nove mulheres que, em sua maioria, são viúvas ou separadas. A renda que conseguem na associação ajuda no custeio das despesas de casa e na criação dos filhos. Juntas, elas trabalham na separação do material reciclável, como embalagens plásticas, papelão, latas, embalagens de leite e vidro, em uma rotina de trabalho que começa às 8 horas e segue até às 17 horas.

As embalagens são compactadas por uma prensa e, na sequência, vendidas. Por dia, cerca de 90 bags são carregados no caminhão que leva os materiais para a sua destinação correta.

A associada Áurea Maria Cheren trabalha na Acomar há cerca de oito anos. Ela é separada e tem nove filhos. “Um dos meus filhos tem uma deficiência e uma das minhas filhas cuida dele para que eu possa trabalhar. Com o dinheiro que eu recebo aqui eu pago o aluguel da casa e ainda ajudo os outros filhos que são casados”, relatou.

Outra associada, Janete Cléia Gonçalves, entrou para a Acomar em novembro do ano passado. A associação é vista por ela como algo que ajuda os associados e a própria população. “Nós recebemos praticamente um salário por mês. É um trabalho como qualquer outro. Eu trabalhava como ‘boia-fria’ e vejo que hoje estou muito melhor. Estamos limpando a cidade e o que pode prejudicar a saúde das pessoas nós mandamos para fora”, contou.

A vice-presidente da Acomar, Claudemara de Moraes Costa, destaca que os associados estão felizes e têm força de vontade. “É uma geração de renda boa e que ajuda as famílias. Eles trabalham na sombra, em locais cobertos e com segurança. Todos têm horários de café e almoço e isso faz com que eles sempre realizem um bom trabalho”, destacou.

Meio ambiente

Para Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing da Capal, o tema de meio ambiente e descarte de lixo ainda precisa ser evidenciado no município. “Juntos, Capal, Ceral e Sicredi, avaliamos as demandas da cidade e das instituições, para assim escolhermos a ação do ano. Neste momento, ainda percebemos o problema do lixo como um tema que merece atenção, inclusive, com os dados informados pela Acomar. Assim, definimos que este será novamente um esforço conjunto, através dos voluntários, para agir em prol do meio ambiente e da limpeza de Arapoti”, comenta.