Júnior Sabateré um produtor jovem, dedicado e cheio de ideias.
Na propriedade em Wenceslau Braz, ele e a família cuidam da lavoura, do gado de leite e da plantação de tomates.
O equilíbrio na divisão das atividades e a diversidade chamam a atenção, pois o produtor vem explorando a área da forma mais rentável possível.
“Aqui na propriedade cada um é responsável por uma tarefa, assim é mais fácil aprender e se dedicar. Eu cuido da lavoura e busco sempre as novidades e as melhores técnicas. No Departamento Técnico da Capal também tenho suporte para todas as minhas dúvidas. Meu irmão e minha mãe se dedicam ao leite, fazendo cursos e buscando novas informações sobre manejo e qualidade”, conta Júnior.
O formato de trabalho na propriedade é exemplo. Quando cada pessoa da equipe busca se aprimorar em um segmento, o grupo fica completo e pode otimizar os recursos e as atividades.
|
|
“Enxergo a Capal como grande parceira. Nela tenho assistência técnica de qualidade, tanto na lavoura como na nutrição animal, e também tenho a garantia da armazenagem da minha produção. Tudo isso me traz segurança para investir na minha propriedade”, conta o cooperado, que destaca também a agilidade no recebimento da safra, o que gera uma economia considerável no transporte.
Ainda destacando a busca do produtor pela otimização da área agricultável, no sítio Paineira Velha vemos um bom exemplo de rotação de culturas, recuperação de áreas degradadas e uso de áreas específicas como pasto.
“Trabalho cada pedaço de terra para que seja melhor aproveitado e possa gerar resultados para a nossa família. Com o apoio da Capal estamos nos mantendo e ainda evoluindo na atividade,” conclui o jovem produtor.
|
Para Andréia PiatiRodrigues, engenheira agrônoma da Capal que presta assistência técnica ao produtor, o interesse dele na melhor aplicação das técnicas agrícolas, a organização e a forma cautelosa de trabalho são muito importantes para o sucesso da produção. “Percebo que o cooperado está em constante evolução, questionando e aprendendo sobre novas tecnologias, isso traz resultados visíveis na colheita”, afirma.
Júnior associou-se à Capal há cerca de três anos, e neste tempo vem percebendo a importância da Cooperativa para a sua atividade.
|
|
Leite - O produtor conta que os investimentos são pensados e programados com muito cuidado. As melhorias na sala de ordenha começaram pela compra de um tanque resfriador e não devem parar. Em breve serão feitas adaptações para maior conforto no momento da ordenha e melhor acomodação dos animais na espera.
Hoje o sítio conta com 10 vacas em lactação e a média de leite diária cresceu consideravelmente no período de um ano, após a mudança na dieta.
|