Aprimorar estrutura e qualidade de produção é meta constante na propriedade Reunidas Barbosas
O cooperado Rafael Draghi e o sócio e gerente Antônio Anhaia, da unidade de Wenceslau Braz, contaram para o setor de Comunicação sobre os investimentos que vêm realizando na propriedade
Investimentos que dão gosto de ver. É o que se encontra na propriedade Fazendas Reunidas Barbosas, localizada em Siqueira Campos/PR, com um plantel de 173 animais, dos quais atualmente 75 estão em lactação. Administrada por Rafael Draghi, pelo gerente e sócio Antônio Anhaia e seu filho Anselmo, a fazenda vem apresentando bons resultados. Embora enfrentem as dificuldades características de toda atividade leiteira, Rafael e Antônio demonstram zelo e comprometimento. “Eu sempre digo que o produtor de leite tem que ter paixão”, comenta Rafael.
Antônio recorda que eles estiveram entre os primeiros associados da Cooperativa na região. “Eu trabalho na propriedade desde o tempo do pai do Rafael. Ainda me lembro de quando veio um agrônomo ‘de cabeça branca’ perguntar se a gente já era associado”, brinca ele.
Investimentos
A dedicação de ambos se materializa nas melhorias realizadas na propriedade no último ano.
Um dos investimentos recentes foi a instalação da ordenha mecanizada com fosso, anexa a um barracão free stall para alojamento dos animais, o qual ainda está em fase de construção. O sistema de ordenha no fosso facilitou muito o manejo, além de garantir biosseguridade e conforto
aos animais e também ao ordenhador durante o processo. Rafael ressalta que, mesmo antes das mudanças, a preocupação com a qualidade sempre esteve presente. “Nós sempre nos preocupamos com a qualidade do leite. Antes das melhorias, o manejo já era realizado com muito capricho pelo Antônio”, atesta.
Outro investimento que veio para agregar foi o novo tanque resfriador com maior capacidade de estocagem, devido ao aumento progressivo da produção diária de leite. A médica veterinária do Departamento de Assistência Técnica da Capal Ana Vitória Oliveira Pereira atesta que os índices de qualidade já apresentaram evolução desde que o novo tanque começou a ser utilizado. A assistência de Ana Vitória também contribuiu para a instalação de um novo bezerreiro e mudanças no manejo de criação das bezerras. Por sugestão da veterinária, os produtores implantaram abrigos individuais com água e ração disponíveis a vontade, além de piso elevado, o que evita a propagação de doenças e promove maior sanidade dos animais em aleitamento.
Nutrição
Além da assistência técnica na qualidade do leite e criação de animais jovens, a Capal está presente na fazenda por meio da nutrição animal. Rafael relata que confia na qualidade da ração Capal, e a utiliza para todas as categorias, desde animais em fase de aleitamento até a produção.
Além da ração, as matérias primas, insumos e medicamentos também são adquiridos exclusivamente na Cooperativa. A assistência técnica na nutrição do rebanho começa com a produção de um volumoso de qualidade, desdea escolha do melhor híbrido de milho até a realização do corte no momento certo e com as regulagens ideais.
Todo esse cuidado e acompanhamento na produção de silagem já gerou méritos. No ano de 2017, o produtor ficou em 4º lugar no concurso de silagem da Fundação ABC.
O manejo nutricional é cumprido periodicamente, com a realização de análises dos volumosos, atualização da dieta dos animais em lactação e realização do relatório zootécnico de evolução mensal, onde constam diversos dados, entre eles, custo e renda da alimentação, qualidade do leite, média dos animais, preço do leite e despesas da propriedade.
Futuro
Rafael têm projetos para melhorias na propriedade, além de planos pessoais para diversificar a atividade. A finalização do barracão para acomodar melhor os animais é um dos próximos passos do caminho, que também deve incluir o aumento do rebanho.
A Capal se orgulha em ver o crescimento de seus associados e em contribuir na promoção de seu desenvolvimento contínuo, agregando valor à produção.