+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES
 
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
   



06
Jul 20

Nutrição adequada resulta em aumento de renda e prosperidade




Produtores da Unidade de Joaquim Távora aumentam produção total de leite investindo em alimentação animal

No cooperativismo, todos contribuem de forma equitativa para o capital da organização e participam do seu desenvolvimento financeiro. Desse modo, grande e pequeno produtor colaboram para o fortalecimento da cooperativa, o que resulta em prosperidade para os associados. Na Capal, cada produtor tem uma história que merece ser contada. Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no último sábado, 4 de julho, apresentamos dois cooperados que fazem parte de nosso quadro social.

De Santo Antônio da Platina, o cooperado Denilson Macedo Godoi  é um exemplo de evolução na pecuária leiteira.  De 2015 até o ano passado, houve uma pequena mudança no número de vacas em lactação – foram 4 animais a mais, ou seja, 8%. No entanto, a produção de leite total teve um aumento de 65%, passando de 725 para 1200 litros de leite por dia. Demonstrou assim, claramente, um aumento de eficiência na produção do plantel, em que a média de produção por animal cresceu de 15 para 22 litros/vaca por dia.

O pecuarista Thiago José Ricci, de Guatiguá, também é um exemplo a ser seguido. Tempos atrás, o produtor quase deixou a atividade por não ter o retorno esperado e cogitou ordenhar as vacas apenas uma vez ao dia devido à baixa produção. Após várias conversas com o Departamento de Assistência Técnica, Thiago decidiu mudar a forma de trabalho, investindo principalmente em melhoramento genético e acompanhamento técnico. De 2015 a 2019, a sua produção de leite total praticamente dobrou, saindo de 447 para 850 litros por dia. E isso com um número não muito maior de vacas em produção: passou de 21 para cerca de 30 vacas no leite. A média, porém, que era de 21 litros/vaca por dia, cresceu para 28 litros.

A assistência técnica é um elemento fundamental para obter bons resultados na propriedade. O médico veterinário Marcelo Nunes, da Unidade de Joaquim Távora, aponta que a nutrição adequada melhorou a média produtiva dos animais, mesmo aumentando também os custos. “Os custos de produção tiveram um aumento expressivo de 2015 para 2019. No entanto, com a assistência técnica e acompanhamento na nutrição, os ajustes de formulação de dietas e um manejo adequado, os produtores aumentaram a eficiência leiteira do rebanho”, explica.

Desse modo, o rendimento da produção superou o valor dos custos. Nas duas situações, houve redução do percentual da renda gasto com alimentação. No caso de Thiago que, em 2015, usava metade da renda para custear a alimentação, houve uma queda para 35%. Denilson passou de 46% para 37% dos rendimentos usados com nutrição.

De acordo com Marcelo, isso mostra que o aumento da produção dilui os custos. Analisando os dados de Thiago e Denilson, o veterinário explica que, mesmo se o preço pago pelo leite não tivesse aumentado ao longo dos anos, ainda assim os produtores teriam um incremento na RMCA (receita menos custo alimentar, ou seja, valor bruto que o animal rende – litros de leite x valor pago pelo litro –, menos o gasto alimentar diário – custo da dieta).

O produtor Thiago José Ricci capricha na alimentação dos animais e faz programação de milho para silagem. Desde o início da parceria com a Capal, investiu na melhoria a qualidade genética dos animais. Mais recentemente, investiu também na instalação da ordenha canalizada, que dá agilidade, conforto e eficiência ao trabalho. Para ele, a Capal pode ajudar nas ferramentas de gestão. “Estar na Cooperativa é uma segurança para o pequeno produtor”, afirma.

Denilson Macedo Godoi também fez melhorias na estrutura, na ordenha e no cocho de alimentação, além de fazer silagem de milho, contando com o acompanhamento técnico desde a escolha do híbrido, condução da lavoura, avaliação no ponto de corte e todas as etapas no processo. Isso mostra o valor que dá à nutrição do rebanho. Na propriedade, a família toda coloca a mão na massa, tanto na ordenha, quanto na roça e nas melhorias da estrutura. 

“São exemplos como estes que nos fazem acreditar que estamos no caminho correto. É um grande prazer e um enorme aprendizado ter a oportunidade, como técnico, de fazer parte da equipe destas propriedades, em que na verdade o grande mérito está no produtor, homens que enfrentam inúmeros desafios, clima, instabilidade do mercado, crises, mas sempre acreditando em dias melhores”, afirma o veterinário Marcelo Nunes.

 


Aprimorar estrutura e qualidade de produção é meta constante na propriedade Reunidas Barbosas

Vaca holandesa de cooperado recebe pontuação máxima e inédita no Brasil

Cooperados Capal conquistam padrão Ouro em auditoria da Unium

Cooperados Capal recebem prêmio por alta produtividade de milho

Osmil e Murilo Sala são adeptos do Programa de Precisão na Agricultura da Capal, que proporciona ferramentas para melhor aproveitamento do solo

Cafés especiais: um horizonte lucrativo – Conheça o cooperado Luiz Saldanha

Nutrição adequada resulta em aumento de renda e prosperidade

Maria Elza Ishizuka – Crescimento econômico e social

Renato Zambianco Nastaro – Salto de qualidade na agricultura

Cassemiro Turkiwcz – Uma história de cooperação

Conforto animal e boa alimentação garantem ótima produtividade

Amor pelos animais: uma tradição que vem de família

Exemplo de dedicação e respeito pelo trabalho no campo

Umberto Dalcin – Além de ser um cooperado 100%, ajuda a divulgar a Cooperativa através da sua propriedade

Em Itararé, o cooperado Murilo Ruivo de Mello é exemplo de dedicação ao trabalho no campo

Dedicação no preparo de animais para exposições

Cooperado de Carlópolis aposta em nutrição animal para obter mais retorno na produção de leite

Alianças que fortalecem o cooperativismo

Um exemplo de dedicação e de fé no trabalho no campo

Café - Trazendo alegria e renda ao produtor de Carlópolis (PR)

Trabalho dedicado e diversificação na propriedade garantem os resultados

Histórias que fazem parte da história da Capal

É possível explorar o potencial da propriedade sem esgotar a terra

Apostar na diversificação é garantia de mais estabilidade no campo

Dedicação ao trabalho no campo e organização são destaque na propriedade de Marcos Bulka, em Sengés-PR





+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633