05
Abr 19 ![]() |
Exemplo de dedicação e respeito pelo trabalho no campo
De Santana do Itararé trazemos mais um belo exemplo de dedicação ao trabalho no campo, com união da família, da comunidade e forte parceria com a Cooperativa. Os dois irmãos, cooperados da Capal, José Milton e Ney Aparecido da Silva, junto com a família tocam a propriedade, que iniciou as atividades em 1984, primeiro apenas com lavoura e depois, em 2005, com o leite.
Através de um financiamento pelo PRONAF foram compradas 10 novilhas, e assim iniciaram o trabalho com gado de leite, que hoje é a principal atividade do Sítio Silva. Em 2009 eles receberam a visita do veterinário da Capal, Diogo Augusto Cleto, que apresentou a Capal e os benefícios do cooperativismo. Logo se associaram e a parceria ficou cada vez mais forte, pois a família foi percebendo a diferença do trabalho com acompanhamento técnico e apoio da Cooperativa. Hoje as 90 vacas em lactação recebem alimentação balanceada e a lavoura é cultivada apenas para a produção de silagem, tudo com a orientação da assistência técnica da Capal.
“A Capal alavancou a nossa propriedade. Com a inserção da ração Capal na dieta das vacas a produção aumentou bastante. Chegamos a alcançar produção média de 29 litros/vaca/dia, um número que nem imaginávamos”, conta José Milton.
A família também comemora o recebimento das sobras da indústria e sobras da Cooperativa. “Este dinheiro vem sempre em uma boa hora e nós podemos nos organizar financeiramente”, diz. Além das sobras da indústria, os cooperados recebem bonificação por qualidade do leite e por volume. No quesito qualidade do leite, os produtores dedicam-se para garantir excelentes indicadores, cuidando do manejo de ordenha já há alguns anos.
Na propriedade trabalha somente a família. Esposas e filhos atuam diretamente na ordenha, manejo dos animais e manejo da lavoura. José Milton também presta serviços para os colegas produtores,
“Só temos que agradecer pois a Capal nos dá todo o apoio. Especialmente o nutricionista Diogo, que é um excelente profissional e nos mostra como melhorar a produção. Também agradeço ao presidente da Cooperativa por manter este trabalho forte”, comenta o cooperado Ney da Silva.
“Na Capal temos segurança na compra de produtos e na comercialização do leite. Além disso, não tivemos prejuízo em 2018 com a greve dos caminhoneiros, pois a Cooperativa absorveu esse custo do leite descartado”, afirma o cooperado.
|
![]() |
![]() ![]() faleconosco@capal.coop.br |
![]() |
A COOPERATIVA - História - Visão - Administração SEJA UM COOPERADO - Vantagens - Como ser um cooperado - Formulário UNIDADES |
PRODUTOS E SERVIÇOS Rações - gado de leite - gado de corte - outros animais Sementes - soja - trigo Recepção e Secagem Loja de Produtos Postos de Combustível |
INSTITUCIONAL - Trabalhe conosco - Fale conosco - Vídeo institucional - Galeria de imagens NOTÍCIAS AGENDA PUBLICAÇÕES - Editoriais - Relatórios |