+55 43 3512-1000     capal@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PREVISÃO DO TEMPO
   



16
Jan 15

Cooperativa realiza 13° edição da SIPAT




      

A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou na última semana a 13° edição da SIPAT- Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, em parceira com a Ceral – Cooperativa de Eletrificação Rural de Arapoti. Nos três dias reuniu cerca de 980 pessoas, entre funcionários da Capal, Ceral e alguns convidados de outras empresas.

 

O último dia foi musical, com a segunda edição do festival de paródias apresentadas pelos funcionários. Este ano foram 14 paródias, todas falando sobre a segurança no trabalho e no dia a dia

As atividades reforçaram a importância de colocar a segurança em primeiro lugar, trabalhar com atenção, usando os EPI’s, respeitando as normas de trabalho e com os treinamentos exigidos para a sua função.

Previamente foi lançado um concurso de frases sobre o tema “Segurança no trabalho”. As dez frases escolhidas estamparam brindes do evento e também decoraram o ambiente.

A abertura foi feita pelo gerente financeiro, Marco Antônio Pessanha Rumen, que salientou o grande valor deste evento, que trata exclusivamente da saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores.

No primeiro dia, os funcionários assistiram à peça teatral “As normas da Norma” que trouxe uma reflexão sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletivos e sobre o impacto dessa atitude para a família dos trabalhadores. A peça reforçou que o funcionário deve estar ciente dos riscos existentes, precisa se cercar de cuidados, atender às normas de segurança da empresa e cuidar também da segurança coletiva.

O segundo dia de SIPAT trouxe uma surpresa. Uma imitação do programa de TV “Topa tudo por dinheiro”, do apresentador Silvio Santos, intitulada “Topa tudo por segurança – com Cipa Santos”, encenada e desenvolvida por funcionários da Cooperativa.

O momento foi de muita alegria e descontração. Usando cartazes como de caravanas, as filiais e setores eram identificados e assim fizeram festa com as brincadeiras que remetiam ao tema. Uso de Epi’s, comportamento seguro e prevenção foram abordados em forma de perguntas e jogos e levaram assim a mensagem da segurança.

Guilherme Cruzetta, funcionário do setor de suinocultura da Capal, que interpretou o apresentador Cipa Santos afirma que a experiência foi sensacional. “Senti-me lisonjeado e muito feliz em fazer parte desse momento que é tão importante para conscientização dos funcionários”, diz Guilherme. “Acredito que quando apresentamos um trabalho da própria equipe o vínculo entre os funcionários aumenta e a mensagem de prevenção e conscientização é absorvida com mais facilidade”, complementa.

 

Para a funcionária da Capal, Bárbara Priscila, todos arrasaram nas apresentações. “Os funcionários estavam visivelmente comprometidos e mostraram músicas excelentes, abordando assuntos específicos. Eu e minha colega fizemos uma paródia sobre espaço confinado e nos sentimos muito orgulhosas por fazer parte desse momento”, conta.

O funcionário Eli Lemes Guedes, encarregado do faturamento na CERAL-DIS, faz uma reflexão sobre o evento e ressalta os pontos positivos:“cada vez que vai se aproximando a SIPAT, fico me perguntando qual será o resultado disso, será que vale a pena? A conclusão é que vale a pena sim! Cada centavo investido, tenho certeza que se multiplica em benefícios.

A organização da SIPAT, como sempre, tem sido muito feliz a cada nova edição, pois, está transformando os colaboradores em atores, saindo do conforto de meros espectadores!  Isso passa para a nós, colaboradores, a importância que cada um tem no dia a dia da empresa, cuidando de si próprio, assim como cuidando do colega ao lado. 

Após a edição 2014, fica a lição de que não há necessidade de grandes investimentos em palestrantes na realização da SIPAT, claro, são importantes, mas ao despertar o colaborador para participar e passar sua mensagem, acredito que os frutos são colhidos por muito mais tempo!

E o mais importante, cada um fica instigado se perguntando, o que eu posso fazer para participar, para também passar minha mensagem ou para melhorar o que fiz este ano? E cada vez que lembrar, estará pensando em segurança e o resultado será, sem dúvida, um ambiente mais saudável e mais seguro para todos.

Aos organizadores, parabéns, pois estão dando oportunidade e valorizando o melhor do patrimônio da empresa, a sua gente!”

 

More text goes here.

 






+55 43 3512-1000
capal@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633