+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PODCASTS
PREVISÃO DO TEMPO
   



01
Mar 21

Tec Campo mobilizou cooperados CAPAL em evento online




Em parceria com a Fundação ABC, cooperativa realizou evento com palestras técnicas sobre controle de pragas, tratamento de sementes, posicionamento de cultivares de soja e outros assuntos

Pela primeira vez, o tradicional Tec Campo, dia de campo exclusivo aos cooperados da CAPAL, foi virtual. O evento, que atualiza e apresenta soluções aos desafios dos agricultores para o cultivo de grãos, aconteceu no dia 25 de fevereiro.

O coordenador de Assistência Técnica da cooperativa, Roberto Martins, lembra que estudos apontam mais de 50 fatores que influenciam a produção no campo. Martins afirma que o Tec Campo vai ao encontro da missão da cooperativa, que é o desenvolvimento contínuo do associado, agregando valor a sua produção. “Buscamos trazer essas inovações e melhorias em práticas no campo, além de informações de cunho operacional ao dia a dia da atividade agropecuária”, conta.

De forma virtual, devido à covid-19, foram trabalhados os temas Entomologia, com a ocorrência do inseto broca-das-axilas e da lagarta falsa medideira em soja Intacta e a importância da amostragem para definição das estratégias de controle de pragas; Fitopatologia, com tratamento de sementes da soja e o momento da primeira aplicação, dando enfoque nas perdas em produtividade; Fitotecnia, com o posicionamento de cultivares de soja; Forragens & Grãos, com os genótipos de milho e sorgo para a safrinha; e Solos e Nutrição de Plantas, com o manejo de calagem e gesso para altas produtividades.

Gerente técnico de Pesquisa da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski destaca que, devido à pandemia, foi necessário “acelerar em relação aos meios para se comunicar com os cooperados e agrônomos”. Ele reforça que “o ano de 2020 nos ensinou a ser mais assertivos e objetivos para repassar as informações aos cooperados”.

Sob medida

Apesar da CAPAL ter 153 mil hectares de área assistida, uma das principais características do Tec Campo é o cooperado ter uma apresentação “sob medida” à sua necessidade. “A experiência do Tec Campo é muito boa, sempre trabalhando nas microrregiões, o que é um diferencial. Abrimos espaço para o diálogo e, nessa edição virtual, um tempo para perguntas, em que o cooperado pode tirar suas dúvidas específicas”, afirma Penckowski.

Junto com a Fundação ABC, a CAPAL faz os levantamentos com os desafios, dificuldades e limitações que o cooperado tem no campo. “Frente a isso, nós temos um comitê técnico-científico, do qual eu faço parte, que leva as demandas à Fundação. Fazemos uma mesa-redonda de como poderíamos abordar, fazer um estudo de soluções e melhorias, adequações frente a essas dificuldades. Assim, são desenvolvidos ensaios e trabalhos em várias regiões”, explica Martins.

A Fundação ABC tem campos demonstrativos experimentais onde são feitos ensaios junto aos associados a fim de encontrar resultados ou mesmo caminhos para enfrentar as dificuldades. “É feito um direcionamento para os resultados serem representativos e trazerem um agregado de valor aos cooperados, com auxílio e discussões para as dificuldades impostas”, conclui o coordenador da CAPAL.

 

 






+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633