+55 43 3512-1000     capal@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PREVISÃO DO TEMPO
   



04
Mai 20

Safra 19/20 ultrapassa 360 mil toneladas de soja




Produtividade alcançou expectativas, apesar de condições adversas no início do plantio

A produção de soja na safra 19/20 nas áreas atendidas pela CAPAL ultrapassou as 360 mil toneladas. O Gerente Operacional César de Almeida afirma que, com a safra praticamente encerrada, a quantidade recebida ficou dentro do programado. “O recebimento atendeu às expectativas dos associados, haja vista os investimentos realizados”, ressalta.

Os cooperados CAPAL alcançaram a marca com muita dedicação e empenho, uma vez que as condições climáticas foram desfavoráveis no início, conforme aponta o agrônomo Álvaro Couto, da Unidade de Wenceslau Braz. “Começamos a safra 19/20 enfrentando uma estiagem que durou praticamente todo o mês de outubro, período em que se concentra grande parte da semeadura da soja em nossa região”, aponta.

Floriano Bosch, cooperado de Arapoti, confirma que a falta de chuvas foi uma dificuldade enfrentada durante a safra. “A cada início de plantio, começamos com bastante fé em Deus para que possamos ter uma boa safra. E assim foi, apesar de períodos preocupantes de estiagem”, conta

O mês de novembro trouxe boas condições para o desenvolvimento da cultura. Mas as regiões de plantio mais tardio ainda sentiram o impacto do clima.

“Algumas áreas que foram semeadas no final da janela de plantio tiveram sua produtividade afetada por um longo veranico, associado a altas temperaturas na fase de enchimento de grãos”, explica Álvaro. Em relação a pragas e doenças, o agrônomo indica que houve uma grande pressão de ferrugem e percevejos de meados de janeiro em diante.

Ainda assim, apesar das dificuldades de cada região, a safra teve, no geral, uma produtividade muito boa, com médias superiores às da safra anterior, que colheu 308 mil toneladas.

Para Floriano Bosch, o resultado foi positivo. “Posso dizer que superaram as minhas expectativas as médias de produção que obtivemos na soja precoce, normal e na soja safrinha. Outra surpresa são os preços na comercialização que, por conta de fatores ‘foradaporteira’, estão trazendo bons resultados para todos nós”, completa.

O planejamento adequado é importante para superar condições desfavoráveis do clima e proporciona os bons resultados obtidos pelos produtores na safra. “Períodos de veranico e de alta temperatura são dificuldades que vamos enfrentar sempre em nossa região, e a maior ferramenta para encarar essas dificuldades é a construção de um bom perfil de solo”, destaca o agrônomo, que enfatiza a importância da preparação de safra. “Temos que construir solos produtivos, para dar condições das plantas superarem essas adversidades e expressarem seu potencial produtivo”, conclui Álvaro.

(Fonte: Capal Notícias)

 






+55 43 3512-1000
capal@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633