+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PODCASTS
PREVISÃO DO TEMPO
   



27
Abr 20

Confira quais são os cuidados para uma boa colheita de café




Período que antecede a colheita exige algumas medidas para garantir a qualidade da produção

A época de colheita do café se aproxima e muitas propriedades já começam a colher. A colheita engloba, além da retirada dos frutos do pé, as etapas de preparação da lavoura, derriça, recolhimento e abanação dos frutos.

Para obter um café de qualidade e preço compatível, é preciso atentar para as várias etapas do processo.

Cada propriedade apresenta diferentes dificuldades, sejam elas financeiras, com mão-de-obra ou com equipamentos. Para que isso não venha a prejudicar, é importante adequar-se e fazer o melhor possível com os recursos disponíveis.

Planejamento de colheita

A maturação dos grãos pode variar de acordo com os talhões e com a variedade da lavoura. Com isso, cabe ao proprietário ou o responsável fazer um planejamento de colheita para saber quais são as glebas de maturação adiantadas e tardias.

A preparação da lavoura para a colheita objetiva facilita o posterior recolhimento dos frutos que caem no chão antes e durante a colheita.

A arruação é uma operação de limpeza da parte de baixo do cafeeiro. Uma arruação bem feita evita misturar café que cai no chão com os restos vegetais, dificultando a varrição, ou seja, recolhimento e abanação do café do chão após a derriça. Muitas vezes, após a arruação, é preciso fazer um controle de plantas daninhas.

Já existem vários produtores que não fazem a arruação, graças a equipamentos modernos de recolhimento do café que dispensam essa operação.

Consequentemente, diminui o custo de produção e não se removem as folhas da linha do café. Desse modo, o solo fica úmido por mais tempo, diminuindo o estresse por falta de água comum nesta época que antecede a colheita.

Atenção aos imprevistos

Para evitar imprevistos e prejuízos durante a colheita, é muito importante fazer uma revisão em toda a infraestrutura (terreiros, estradas, tulhas) da propriedade e equipamentos (lavadores, secadores, máquinas de beneficiar) usados durante a colheita. Outro ponto importante é a compra de materiais como panos, sacarias e peneiras para colheita manual, ou peças de reposição no caso de colheita semi mecanizada ou mecanizada.

Não deixe que seu café seja prejudicado. Só se conseguem preços melhores se houver qualidade e, para ter qualidade, é primordial planejar e organizar.

(Colaboração/Foto: José Ryoti Nakabayashi - Agrônomo. Conteúdo adaptado de Rehagro.)

 






+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633