+55 43 3512-1000     faleconosco@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
INSTITUCIONAL
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
INFORMATIVOS
PODCASTS
PREVISÃO DO TEMPO
   



11
Jul 19

Produção leiteira da CAPAL tem média quatro vezes maior que a nacional




Capacidade produtiva dos cooperados pode ser conferida na 47ª edição da Expoleite, feira que será realizada em julho no Paraná

 

A CAPAL negocia 9 milhões de litros de leite por mês. Essa quantidade, registrada em junho deste ano, é 12% maior que o mesmo período de 2018 e quatro vezes superior à média nacional, que variou entre 3% e 3,5% o crescimento. Os visitantes da 47ª Expoleite, feira organizada pela CAPAL e que será realizada entre 25 e 27 de julho em Arapoti (PR), poderão conferir de perto a qualidade dos animais da região.

 

Segundo o coordenador de pecuária leiteira da CAPAL, Roberto Caldeira, o primeiro semestre deste ano foi excelente para o produtor da cooperativa, superando a média brasileira de produção. No período, houve boas condições para produção (maior oferta), com o cenário internacional e o câmbio voltando a favorecer as importações. Além disso, a disponibilidade financeira per capita cresceu. Entretanto, no segundo semestre, apesar da produção (em volume) continuar subindo, os preços não deverão acompanhar essa tendência, já que, até o momento, é apontada piora na perspectiva do Produto Interno Bruto (PIB).

 

“Deve haver uma redução no valor por litro devido ao impasse na economia do País. O consumo de leite UHT e de derivados, como muçarela e iogurte, além das férias escolares, impactam essa redução do valor”, explica Caldeira.

 

O coordenador da CAPAL destaca a capacidade de gestão dos cooperados, ou seja, mesmo com uma queda no valor, com um trabalho profissional na propriedade o produtor deve trabalhar para a redução dos custos e, assim, manter a margem de rentabilidade com a produção em alta. Os cooperados produzem uma média de 2,5 mil litros de leite/dia, com uma média de produção por vaca de 28 litros. 

 

Programação da Expoleite

 

No dia 25 de manhã serão realizados o Clube de Bezerras e o Clube Infantil, além da palestra sobre economia rural ministrada por Tobias Katsman, zootecnista e produtor de leite. No período da tarde será a vez do primeiro julgamento da Feira, do gado jovem holandês Vermelho e Branco, seguido do adulto da mesma variedade. Também está na programação do primeiro dia a palestra “Mulheres Cooperativistas”, ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas e CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama.

 

No dia seguinte pela manhã o prêmio “Qualidade do Leite” será entregue. A palestra principal, ministrada pelo professor, escritor e referência em gestão de vendas, marketing e agronegócio, José Luiz Tejon, também acontece no segundo dia. A palestra “Leite, cooperação e superação” focará na produção leiteira. À tarde, será realizado o julgamento do gado jovem holandês Preto e Branco e a palestra com tema da área agrícola, desta vez com o representante da empresa FC Stone.

 

No último dia de evento, sábado, será realizada a Copa dos Puxadores, o julgamento do gado adulto holandês Preto e Branco e as premiações.

 






+55 43 3512-1000
faleconosco@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633