+55 43 3512-1000     capal@capal.coop.br
  INICIAL A COOPERATIVA SEJA UM COOPERADO UNIDADES FALE CONOSCO
 
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
AGENDA
PUBLICAÇÕES
LINKS ÚTEIS
DOWNLOADS
   



12
Jun 15

Café - Trazendo alegria e renda ao produtor de Carlópolis (PR)




Para Sérgio Luis Lemos Wahl, produtor da região de Carlópolis, o trabalho no campo tem trazido alegria e renda, além da grata satisfação de perceber que a produção vem correspondendo com os investimentos realizados. 

Segundo o produtor, os crescentes resultados são prova de que a parceria entre associado e Cooperativa deu muito certo. Sérgio, criador de gado de corte já há muitos anos, decidiu apostar no café em 2007, quando adquiriu a propriedade que hoje é chamada de Estância Dona Tica, uma homenagem à sogra, sua grande incentivadora.

 

Boa parte desta área em breve receberá uma nova plantação, programada para facilitar o manejo e garantir melhor aproveitamento do terreno.

Para o produtor, a Capal representa um forte ponto de apoio. “Me sinto muito seguro como cooperado da Capal, pois sei que os produtos vendidos são de qualidade e de procedência garantida. A Cooperativa não engana o produtor, pelo contrário, ela trabalha em parceria, ajudando no nosso desenvolvimento”

A produção na Estância vem melhorando a cada safra,  isso é reflexo da dedicação exemplar do produtor, que  confia nas orientações técnicas e busca aprimorar seus conhecimentos e fazer a sua parte”, conta o agrônomo José Ryoti.

 

“Quando comprei esta área algumas pessoas me disseram para tirar o café e usar toda como pasto, mas eu decidi buscar ajuda e manter a cultura. Acertei quando me associei à Capal e passei a ter a assistência técnica e toda orientação necessária, além da compra facilitada de insumos. Hoje enxergo que dei um passo muito acertado”, conta o produtor.

A área conta hoje com 37 hectares plantados e uma estrutura planejada para receber a alta produção que gera. “Vou fazendo investimentos com cautela, que podem ser pagos com os próprios resultados da safra. Assim não me arrisco muito e aos poucos vou chegando no nível ideal”, afirma.

 

 

O produtor opta pela locação de maquinário para a colheita, o que agiliza muito o processo e garante o melhor aproveitamento. “Hoje estão sendo colhidas 150 sacas por hora e graças à excelente estrutura da propriedade os funcionários conseguem seguir o processo com tranquilidade”, explica o agrônomo.

 

Processo

O café chega da lavoura e passa por uma seleção, onde são retiradas as folhas e demais impurezas, a seguir, acontece a lavagem e separação dos grãos, que seguem para a fase de descascamento e posterior secagem.

Depois da secagem no pátio o café é encaminhado para o secador, que deixa o grão na umidade ideal para armazenagem.

 

 

A região

Carlópolis conta com 84 cafeicultores associados à Capal, somando mais de 2 mil hectares plantados.

A assistência técnica especializada leva orientação personalizada ao produtor,  garantindo mais segurança e confiabilidade.

A filial hoje tem 320 associados. Além do café, estão presentes a pecuária de leite e de corte.

 

 






+55 43 3512-1000
capal@capal.coop.br
A COOPERATIVA
- História
- Visão
- Administração

SEJA UM COOPERADO
- Vantagens
- Como ser um cooperado
- Formulário

UNIDADES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Rações
- gado de leite
- gado de corte
- outros animais
Sementes
- soja
- trigo
Recepção e Secagem
Loja de Produtos
Postos de Combustível
INSTITUCIONAL
- Trabalhe conosco
- Fale conosco
- Vídeo institucional
- Galeria de imagens

NOTÍCIAS

AGENDA

PUBLICAÇÕES
- Editoriais
- Relatórios
Capal Cooperativa Agroindustrial - 2014 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Mix
Rua Saladino de Castro, 1375. Arapoti - Paraná - Brasil - Fone: (43) 3512-1000. Fax: (43) 3557-1633