Na Fazenda Esperança, do cooperado Adilson Gomes Camargo, em Taquarituba-SP, a diversificação entre pecuária de leite e lavoura geram resultados bastante satisfatórios. |
|
O cooperado sempre busca se atualizar sobre as novidades do setor e melhores técnicas aplicáveis na propriedade. Enxerga nestes encontros uma ótima oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros produtores
|
O produtor trabalha de forma dinâmica com a área de 221 hectares de lavoura, para assim, tirar o melhor proveito da terra sem esgotá-la, e também atua na pecuária de leite.
“A cada safra eu mudo a cultura e dedico algumas áreas para pasto, assim, economizo na alimentação e cuido das áreas. Também plantando milho e aveia garanto alimentação para os animais”, afirma Adilson.
O associado conta que aproveita a safra de inverno para alimentação animal porque ela dá menos retorno do que a lavoura de verão. “Ao mesmo tempo, o leite continua dando resultados e de forma rápida”, explica.
|
|
Muitas palestras técnicas e treinamentos vêm sendo oferecidos pela Capal na região, para que o produtor tenha informações de qualidade e possa aplicar na sua propriedade. Alimentação animal, manejo, controle de pragas, e muitos outros assuntos de interesse geral.
Para Adilson, trabalhar com as duas atividades na propriedade é fundamental, pois uma pode dar suporte enquanto a outra estiver mais fraca.
Quem tem dúvidas de como implantar mais uma atividade na sua fazenda, pode informar-se na Capal
sobre a melhor forma de dar início a um projeto , bem como esclarecer alguns pontos importantes com relação a região e mercado.
|