Muitas pessoas visitam exposições de animais mas não imaginam como é o preparo e todo o procedimento até chegar no grande dia do julgamento.
Em uma série de matérias vamos mostrar como funciona o julgamento, o preparo dos animais e a premiação.
Nesta primeira oportunidade, vamos conhecer uma propriedade que se dedica ao cuidado com os animais para exposições.
Vamos falar sobre o manejo, dieta e treinamento.
GENÉTICA PRIVILEGIADA
Na Fazenda Recanto das Paineiras, do cooperado Pedro Elgersma, a seleção dos animais já começa com o uso de genética avançada, usando sêmen selecionado e de procedência garantida.
Além dos animais que já tem excelente linhagem, podem nascer vacas de excelente estrutura, e assim que percebida essa característica, o animal passa a ter cuidados especiais.
Neste sentido, o também criador e treinador que presta assistência na propriedade, Alessandro Dekkers, explica que a escolha é no olhar. “Quem já está acostumado percebe no primeiro olhar se o animal tem corpo para exposição. Vale lembrar que a beleza avaliada nestes casos é sempre relacionada com a funcionalidade. Teoricamente um animal com estrutura corpórea padrão tem também excelente produção leiteira”, conta Alessandro.
|
|
O QUE É AVALIADO NO JULGAMENTO?
1° - Ubre – representa 40 a 50% da nota
2° - Pernas (relacionado à locomoção)
3° - garupa (relacionado à reprodução)
Estatura, abertura de peito, tamanho da cabeça e lombo também fazem parte da avaliação
MANEJO
O manejo das vacas selecionadas é todo especial. Elas ficam amarradas em um local reservado e recebem cuidados exclusivos, como tosquia, medicação, banhos diários, tratamento de cascos e o treinamento para o desfile. Além disso, as vacas recebem alimentação diferenciada, com balanceamento nutricional.
“Todos os dias nossos funcionários fazem o treinamento do desfile com as vacas, para que elas se acostumem com os passos e as paradas”, explica Edson Marques, que acompanha os trabalhos na propriedade.
Estes animais são ordenhados separadamente também, e assim acostumam-se com a rotina parecida com a das feiras.
|